quinta-feira, 7 de março de 2013

TEMA: “INTERAÇÃO HOMEM & NATUREZA”


E.E.B. FRANCISCO MACIEL BAGESTON
RUA BAHIA, 351PAIALSC
ENSINO MEDIO INOVADOR
SÉRIE

TEMA: “INTERAÇÃO HOMEM & NATUREZA”

PROBLEMATIZAÇÃO: De que forma a ação do homem interfere na natureza?

OBJETVO GERAL: Reconhecer e sensibilizar as ações atópicas positivas e negativas ao ambiente em que vive;

OBJETIVOS:
Língua Portuguesa e Literatura:
►Reorganizar os hábitos alimentares;
►Revisar nossas atitudes perante ao ambiente em que vivemos;
►Contribuir para o desenvolvimento sustentável, assegurando o consumo sem prejudicar o ecossistema;
Matemática:
►Identificar através de tabelas e gráficos os dados estatísticos;
Geografia:
►Compreender a dinâmica social e especial que produz, reproduz e transforma o espaço nas diversas escalas local, regional, nacional e mundial;
►Diagnosticar e interpretar problemas sociais e ambientais na sociedade contemporânea;
►Compreender o espaço geográfico e partir das múltiplas interações entre sociedade e natureza;
Filosofia:
►Compreender a relação entre homem e natureza, utilizando-se da tecnologia para uma interação acertada para ambos;
►Detectar situações positivas e negativas do comportamento humano em relação à natureza;
História:
►Estudar as Sociedades como produto da ação de diferentes sujeitos sociais;
►Identificar semelhança e diferenças entre as formas de organização do trabalho;
►Reconhecer as relações sociais e de produção no Brasil colonial;
►Compreender o papel ao ser humano diante das transformações culturais e das condições de vida no planeta;
►Valorizar, conhecer e preservar o espaço escolar utilizado.
Sociologia:
►Identificar mudanças culturais ao longo da história da humanidade;
►Conhecer as consequências do crescimento econômico e o consumo sustentável;
Educação Física:
►Compreender a saúde e sua influência na qualidade de vida de cada indivíduo, assim como a importância de um bom condicionamento físico;
Voleibol e Futsal:
►Proporcionar aos alunos um aprendizado teórico e prático da modalidade, para que os mesmos consigam jogar, respeitando uns os outros, assim como, as regras da modalidade.
Arte:
►Identificar, relacionar e compreender a arte como fato histórico contextualizando, respeitando e podendo observar as produções presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e do universo;
►Reconhecer a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de diferentes grupos culturais.
►Analisar as diferentes civilizações através de formas artísticas desenvolvidas pelas mesmas como modo de sobrevivência ou manifestação ou crença;
Dança:
►Explorar movimentos corporais;
►Desenvolver a consciência corporal;
►Reconhecer a dança como linguagem artística;
►Colonizar as diferentes manifestações culturais;
►Elaborar criações artísticas com base no tema discutido;
Teatro:
►Desenvolver a criatividade e a imaginação;
►Desenvolver o senso estético para a apreciação teatral;
►Reconhecer o teatro como manifestação coletiva, percebendo a necessidade da colaboração e da solidariedade;
Lei e Conversação:
►Levar o aluno a conscientizar-se dos benefícios da atividade física, tanto para a mente como para o corpo;
►Trabalhar a competência leitora por meio de textos diversos;
►Reconhecer a medicina alternativa como uma forma de melhorar a qualidade de vida;
►Expressar o conhecimento adquirido por meio de diálogos orais ou escritos;
►Compreender a saúde do nosso corpo como processo dinâmico e contínuo de relações com o mundo;
►Saber escolher uma alimentação saudável;
Física:
►Conhecer as fontes e formas de energia;
►Associar a produção de energia elétrica aos impactos ambientais gerados;
Química:
►Entender os aspectos termoquímicos das mudanças de estado físico e das transformações químicas;
►Diferenciar as transferências de energia associadas a essas transformações;
Biologia:
►Investigar a ação do homem em relação aos impactos ambientais negativos;
►Mostrar situações ambientais existentes e motivar os alunos sobre a situação desses problemas ambientais;
►Estudar a diversidade ecológica existente em nossa fauna e flora;
Informática:
►Fazer com que os alunos percebam a importância da informática hoje no seu dia-dia e saber manuseá-la corretamente;

CONCEITOS:
Língua Portuguesa e Literatura:
►Língua;
►Texto;
►Intertextualidade;
Matemática:
►Estatística;
►Porcentagem;
Geografia:
►Espaço Geográfico;
►Lugar;
►Paisagem;
►Território;
►Região;

Filosofia:
►O Mundo;
►O conhecimento;
►O Homem;
História:
► Cidadania;
►Sujeito Histórico;
►Identidade;
►Cultura;
►Trabalho;
Sociologia:
►Cultura;
►Trabalhos e modos de produção;
►Relações Sociais;
Educação Física:
►Qualidade de vida;
►Saúde;
►Condicionamento físico-sedentarismo;
Voleibol e Futsal:
►Regras;
►Fundamentos;
►Técnica e tática;
Arte:
►Relacionar conceitos novos com os já aprendidos da linguagem visual na produção de imagens audiovisuais;
►Comparar situações de imagens visuais apreciando criticamente a construção compositiva dos fotógrafos e propagandas;
►Leitura de imagem;
Dança:
►Aspectos da cultura popular e suas manifestações regionais.
►Aspectos culturais da dança;
Teatro:
►Teatro como expressão e comunicação;
►Teatro como produção coletiva; compreensão dos significados expressivos;
►Observação e apreciação das diversas manifestações regionais dramatizadas;
Lei e Conversação:
►Informações relativas a uma alimentação saudável;
►Leitura;
►Escrita;
Física:
►O que é energia;
►Energia elétrica e o meio ambiente;
►Termodinâmica;
Química:
►Combustíveis Fósseis;
►Fontes renováveis de energia
►Formas alternativas de energia;
Biologia:
►Meio Ambiente;
►Fauna e Flora;
►Ação Humana;

Informática:
►A tecnologia como recurso pedagógico;

AÇÕES:
Língua Portuguesa e Literatura:
►Produções textuais;
►Leitura;
►Interpretação de propagandas de alimentos;
►Pesquisas e exposição de paralelos dos hábitos alimentares do Brasil no Romantismo e atualmente;
►Poesias;
Matemática:
►Construir gráficos; e tabelas
►Interpretar dados estatísticos;
►Calcular porcentagens;
Geografia:
►Pesquisas;
►Estudo de Campo;
►Debate e análise sobre dados estatísticos;
►Relatório de conclusão;
►Seminário de apresentação de trabalhos em grupo (Vídeos, cartazes, pesquisas, mural etc...);
Filosofia:
►Pesquisa sobre o mundo globalizado, o crescimento das cidades e sua influência/consequência na natureza.
►Pesquisa e apresentação das tecnologias e a natureza;
►Debates;
►Questões;
►Interpretações;
História:
►Comparar ações realizadas por diferentes sujeitos sociais em época diversas com relação a produtos industrializados.
►Pesquisar sobre o trabalho no Brasil colonial;
►Analisar questões relacionadas ao consumismo gerado pela produção de necessidades que nem sempre são reais;
►Relacionar mudanças ocorridas nos diversos períodos históricos do Brasil;
►Vídeos;
►Leitura;
►Dramatização;
Sociologia:
►Fazer um levantamento e apresentação das atividades físicas realizadas pelos educandos;
►Realizar pesquisa e amostra sobre os diferentes esportes e seus respectivos gastos energéticos;
►Pesquisa e apresentação sobre a atual influência das redes sociais e equipamentos eletrônicos no aumento do sedentarismo e diminuição da saúde e qualidades de vida das pessoas;
►Identificar as atividades físicas mais praticadas;
►Criação de poesia/paródia;
►Questões;
Educação Física
►Fazer um levantamento e apresentação das atividades físicas realizadas pelos educandos;
► Realizar pesquisa e amostra sobre os diferentes esportes e seus respectivos gastos energéticos;
► Pesquisa e apresentação sobre a atual influência das redes sociais e equipamentos eletrônicos no aumento do sedentarismo e diminuição da saúde e qualidade de vida das pessoas;
► Identificar as atividades físicas mais praticadas pelos educandos;
► A criação de poesia e paródia;
Voleibol e Futsal:
►Aulas teóricas e práticas;
►Pesquisas;
►Trabalhos em grupo;
Arte:
►A comunicação visual do cotidiano, leitura, análise e crítica da imagem nas mídias da propaganda, da publicidade e do entretimento através da fotografias e vídeos;
►Proposta de criação de sarau que visa promover a socialização de trabalhos realizados;
Dança:
►Demonstração das danças populares regionais brasileiras;
►Conscientização da importância da dança como linguagem artística;
►Respeito ao patrimônio cultural artístico brasileiro e local.
Teatro:
►Elaboração de registros pessoais para sistematização das experiências observadas.
►Criação de textos e encenação em grupo;
Lei e Conversação:
►Valorização da alimentação saudável;
►Desenvolvimento de uma atitude de mudança para uma vida mais saudável;
►Valorização das diversas culturas e troca de receitas;
►Trabalho em equipe;
►Valorização do Exercício físico para uma melhor qualidade de vida;
►Utilização da música como ferramenta de aprendizagem;
Física:
►Estudo teórico acerca do tema trabalhado;
►Aplicação das leis da termodinâmica;
►Visitação a Usina hidrelétrica Foz do Iguaçu- Paraná/estudo de campo;
Química:
►Estudo do ponto de vista químico;
►Pesquisa;
►Experimentos;
Biologia:
►Leitura e interpretação;
►Debates;
►Saída a Campo;
►Visita ao Zooparque-Itá;
►Pesquisas relacionadas aos objetivos dessa disciplina;
Informática:
►Noções básicas da Informática;
►Trabalhar as ferramentas de produtividade;
►Digitação de texto;
►Pesquisas sobre os acontecimentos diários;

SOCIALIZAÇÃO: Será realizada uma viagem de estudos ao Parque ecológico da Usina Hidrelétrica da Foz do Iguaçu e exposição fotográfica do antes e depois.

AVALIAÇÃO: Na avaliação os diferentes recursos empregados para mensurar as competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno devem, em primeiro lugar, ser uma forma de trazer para o espaço da escola uma oportunidade de ele mesmo refletir sobre sua formação nos campos profissional científico e cultural.
Todo processo de avaliação deve propiciar ao aluno reflexões sobre suas competências e habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário