E.E.B.
FRANCISCO MACIEL BAGESTON
RUA
BAHIA, Nº 351 – PAIAL
– SC
ENSINO
MEDIO INOVADOR
2ª
SÉRIE
TEMA:
“INTERAÇÃO HOMEM & NATUREZA”
PROBLEMATIZAÇÃO:
De que forma a ação do homem interfere na natureza?
OBJETVO
GERAL: Reconhecer e sensibilizar as ações
atópicas positivas e negativas ao ambiente em que vive;
OBJETIVOS:
Língua
Portuguesa e Literatura:
►Reorganizar
os hábitos alimentares;
►Revisar
nossas atitudes perante ao ambiente em que vivemos;
►Contribuir
para o desenvolvimento sustentável, assegurando o consumo sem
prejudicar o ecossistema;
Matemática:
►Identificar
através de tabelas e gráficos os dados estatísticos;
Geografia:
►Compreender
a dinâmica social e especial que produz, reproduz e transforma o
espaço nas diversas escalas local, regional, nacional e mundial;
►Diagnosticar
e interpretar problemas sociais e ambientais na sociedade
contemporânea;
►Compreender
o espaço geográfico e partir das múltiplas interações entre
sociedade e natureza;
Filosofia:
►Compreender
a relação entre homem e natureza, utilizando-se da tecnologia para
uma interação acertada para ambos;
►Detectar
situações positivas e negativas do comportamento humano em relação
à natureza;
História:
►Estudar
as Sociedades como produto da ação de diferentes sujeitos sociais;
►Identificar
semelhança e diferenças entre as formas de organização do
trabalho;
►Reconhecer
as relações sociais e de produção no Brasil colonial;
►Compreender
o papel ao ser humano diante das transformações culturais e das
condições de vida no planeta;
►Valorizar,
conhecer e preservar o espaço escolar utilizado.
Sociologia:
►Identificar
mudanças culturais ao longo da história da humanidade;
►Conhecer
as consequências do crescimento econômico e o consumo sustentável;
Educação
Física:
►Compreender
a saúde e sua influência na qualidade de vida de cada indivíduo,
assim como a importância de um bom condicionamento físico;
Voleibol
e Futsal:
►Proporcionar
aos alunos um aprendizado teórico e prático da modalidade, para que
os mesmos consigam jogar, respeitando uns os outros, assim como, as
regras da modalidade.
Arte:
►Identificar,
relacionar e compreender a arte como fato histórico
contextualizando, respeitando e podendo observar as produções
presentes no entorno, assim como as demais do patrimônio cultural e
do universo;
►Reconhecer
a existência de diferenças nos padrões artísticos e estéticos de
diferentes grupos culturais.
►Analisar
as diferentes civilizações através de formas artísticas
desenvolvidas pelas mesmas como modo de sobrevivência ou
manifestação ou crença;
Dança:
►Explorar
movimentos corporais;
►Desenvolver
a consciência corporal;
►Reconhecer
a dança como linguagem artística;
►Colonizar
as diferentes manifestações culturais;
►Elaborar
criações artísticas com base no tema discutido;
Teatro:
►Desenvolver
a criatividade e a imaginação;
►Desenvolver
o senso estético para a apreciação teatral;
►Reconhecer
o teatro como manifestação coletiva, percebendo a necessidade da
colaboração e da solidariedade;
Lei e
Conversação:
►Levar
o aluno a conscientizar-se dos benefícios da atividade física,
tanto para a mente como para o corpo;
►Trabalhar
a competência leitora por meio de textos diversos;
►Reconhecer
a medicina alternativa como uma forma de melhorar a qualidade de
vida;
►Expressar
o conhecimento adquirido por meio de diálogos orais ou escritos;
►Compreender
a saúde do nosso corpo como processo dinâmico e contínuo de
relações com o mundo;
►Saber
escolher uma alimentação saudável;
Física:
►Conhecer
as fontes e formas de energia;
►Associar
a produção de energia elétrica aos impactos ambientais gerados;
Química:
►Entender
os aspectos termoquímicos das mudanças de estado físico e das
transformações químicas;
►Diferenciar
as transferências de energia associadas a essas transformações;
Biologia:
►Investigar
a ação do homem em relação aos impactos ambientais negativos;
►Mostrar
situações ambientais existentes e motivar os alunos sobre a
situação desses problemas ambientais;
►Estudar
a diversidade ecológica existente em nossa fauna e flora;
Informática:
►Fazer
com que os alunos percebam a importância da informática hoje no seu
dia-dia e saber manuseá-la corretamente;
CONCEITOS:
Língua
Portuguesa e Literatura:
►Língua;
►Texto;
►Intertextualidade;
Matemática:
►Estatística;
►Porcentagem;
Geografia:
►Espaço
Geográfico;
►Lugar;
►Paisagem;
►Território;
►Região;
Filosofia:
►O
Mundo;
►O
conhecimento;
►O
Homem;
História:
►
Cidadania;
►Sujeito
Histórico;
►Identidade;
►Cultura;
►Trabalho;
Sociologia:
►Cultura;
►Trabalhos
e modos de produção;
►Relações
Sociais;
Educação
Física:
►Qualidade
de vida;
►Saúde;
►Condicionamento
físico-sedentarismo;
Voleibol
e Futsal:
►Regras;
►Fundamentos;
►Técnica
e tática;
Arte:
►Relacionar
conceitos novos com os já aprendidos da linguagem visual na produção
de imagens audiovisuais;
►Comparar
situações de imagens visuais apreciando criticamente a construção
compositiva dos fotógrafos e propagandas;
►Leitura
de imagem;
Dança:
►Aspectos
da cultura popular e suas manifestações regionais.
►Aspectos
culturais da dança;
Teatro:
►Teatro
como expressão e comunicação;
►Teatro
como produção coletiva; compreensão dos significados expressivos;
►Observação
e apreciação das diversas manifestações regionais dramatizadas;
Lei e
Conversação:
►Informações
relativas a uma alimentação saudável;
►Leitura;
►Escrita;
Física:
►O que
é energia;
►Energia
elétrica e o meio ambiente;
►Termodinâmica;
Química:
►Combustíveis
Fósseis;
►Fontes
renováveis de energia
►Formas
alternativas de energia;
Biologia:
►Meio
Ambiente;
►Fauna
e Flora;
►Ação
Humana;
Informática:
►A
tecnologia como recurso pedagógico;
AÇÕES:
Língua
Portuguesa e Literatura:
►Produções
textuais;
►Leitura;
►Interpretação
de propagandas de alimentos;
►Pesquisas
e exposição de paralelos dos hábitos alimentares do Brasil no
Romantismo e atualmente;
►Poesias;
Matemática:
►Construir
gráficos; e tabelas
►Interpretar
dados estatísticos;
►Calcular
porcentagens;
Geografia:
►Pesquisas;
►Estudo
de Campo;
►Debate
e análise sobre dados estatísticos;
►Relatório
de conclusão;
►Seminário
de apresentação de trabalhos em grupo (Vídeos, cartazes,
pesquisas, mural etc...);
Filosofia:
►Pesquisa
sobre o mundo globalizado, o crescimento das cidades e sua
influência/consequência na natureza.
►Pesquisa
e apresentação das tecnologias e a natureza;
►Debates;
►Questões;
►Interpretações;
História:
►Comparar
ações realizadas por diferentes sujeitos sociais em época diversas
com relação a produtos industrializados.
►Pesquisar
sobre o trabalho no Brasil colonial;
►Analisar
questões relacionadas ao consumismo gerado pela produção de
necessidades que nem sempre são reais;
►Relacionar
mudanças ocorridas nos diversos períodos históricos do Brasil;
►Vídeos;
►Leitura;
►Dramatização;
Sociologia:
►Fazer
um levantamento e apresentação das atividades físicas realizadas
pelos educandos;
►Realizar
pesquisa e amostra sobre os diferentes esportes e seus respectivos
gastos energéticos;
►Pesquisa
e apresentação sobre a atual influência das redes sociais e
equipamentos eletrônicos no aumento do sedentarismo e diminuição
da saúde e qualidades de vida das pessoas;
►Identificar
as atividades físicas mais praticadas;
►Criação
de poesia/paródia;
►Questões;
Educação
Física
►Fazer
um levantamento e apresentação das atividades físicas realizadas
pelos educandos;
►
Realizar pesquisa e amostra sobre os diferentes esportes e seus
respectivos gastos energéticos;
►
Pesquisa e apresentação sobre a atual influência das redes sociais
e equipamentos eletrônicos no aumento do sedentarismo e diminuição
da saúde e qualidade de vida das pessoas;
►
Identificar as atividades físicas mais praticadas pelos educandos;
► A
criação de poesia e paródia;
Voleibol
e Futsal:
►Aulas
teóricas e práticas;
►Pesquisas;
►Trabalhos
em grupo;
Arte:
►A
comunicação visual do cotidiano, leitura, análise e crítica da
imagem nas mídias da propaganda, da publicidade e do entretimento
através da fotografias e vídeos;
►Proposta
de criação de sarau que visa promover a socialização de trabalhos
realizados;
Dança:
►Demonstração
das danças populares regionais brasileiras;
►Conscientização
da importância da dança como linguagem artística;
►Respeito
ao patrimônio cultural artístico brasileiro e local.
Teatro:
►Elaboração
de registros pessoais para sistematização das experiências
observadas.
►Criação
de textos e encenação em grupo;
Lei e
Conversação:
►Valorização
da alimentação saudável;
►Desenvolvimento
de uma atitude de mudança para uma vida mais saudável;
►Valorização
das diversas culturas e troca de receitas;
►Trabalho
em equipe;
►Valorização
do Exercício físico para uma melhor qualidade de vida;
►Utilização
da música como ferramenta de aprendizagem;
Física:
►Estudo
teórico acerca do tema trabalhado;
►Aplicação
das leis da termodinâmica;
►Visitação
a Usina hidrelétrica Foz do Iguaçu- Paraná/estudo de campo;
Química:
►Estudo
do ponto de vista químico;
►Pesquisa;
►Experimentos;
Biologia:
►Leitura
e interpretação;
►Debates;
►Saída
a Campo;
►Visita
ao Zooparque-Itá;
►Pesquisas
relacionadas aos objetivos dessa disciplina;
Informática:
►Noções
básicas da Informática;
►Trabalhar
as ferramentas de produtividade;
►Digitação
de texto;
►Pesquisas
sobre os acontecimentos diários;
SOCIALIZAÇÃO:
Será realizada uma viagem de estudos ao Parque ecológico da Usina
Hidrelétrica da Foz do Iguaçu e exposição fotográfica do antes e
depois.
AVALIAÇÃO:
Na avaliação os diferentes recursos empregados para mensurar as
competências e habilidades desenvolvidas pelo aluno devem, em
primeiro lugar, ser uma forma de trazer para o espaço da escola uma
oportunidade de ele mesmo refletir sobre sua formação nos campos
profissional científico e cultural.
Todo
processo de avaliação deve propiciar ao aluno reflexões sobre suas
competências e habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário