E.E.B.
FRANCISCO MACIEL BAGESTON
RUA
BAHIA, Nº 351 – PAIAL
– SC
ENSINO
MEDIO INOVADOR
SÉRIES: 1ª¹ e 1ª²
TEMA:
“EU + VOCÊ = NÓS”
PROBEMATIZAÇÃO:
Como fazer para que os alunos convivam harmoniosamente
respeitando as diferenças?
OBJETVO
GERAL: Proporcionar a construção de um bom
convívio na família, escola e sociedade melhorando assim o
relacionamento interpessoal.
OBJETIVOS:
Língua
Portuguesa e Literatura:
►Articular
as diferenças e semelhanças entre a língua oral e escrita;
►Discutir
a teoria dos gêneros como perspectiva relevante no tratamento da
expressão literária;
►Propor
estratégias que agucem o desenvolvimento da leitura e escrita;
►Compreender
as transformações históricas dos gêneros literários;
►Fomentar
o gosto pela leitura;
►
Promover o desenvolvimento do sujeito humano como ser de relação e
troca;
►Conhecer
e respeitar as diversas variedades linguísticas;
Matemática:
►Aprofundar
os conhecimentos contemplando gráficos, dados estatísticos e
porcentagens;
Geografia:
►Articular
conceitos da geografia com a observação, descrição, organização
de dados e informações do espaço geográfico, considerando as
escalas de análise;
►Verificar
a inter-relação dos processos sociais e naturais na produção e
organização do espaço geográfico em suas diversas escalas;
►Compreender
a importância cultural, respeitar a diversidade étnica e
desenvolver a solidariedade;
Filosofia:
►Proporcionar
ao educando um aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação
ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento
crítico;
►Desenvolver
as competências comunicativas, envolvendo a capacidade de análise e
interpretação de reconstrução racional e crítica;
História:
►Valorizar
a história pessoal e familiar;
►Conhecer
o início das relações sociais na família, na escola e sociedade
ao longo da história;
Sociologia:
►Compreender
as relações sociais e a sociologia como ciência;
Educação
Física:
►Compreender
os benefícios da atividade física, saúde e qualidade de vida e as
transformaçoẽs que ocorrem no corpo do adolescente;
Voleibol
e Futsal:
►Proporcionar
aos alunos um aprendizado teórico e prático da modalidade, para que
os mesmos consigam jogar, respeitando uns os outros assim como as
regras da modalidade.
Arte:
►Valorização
das diferentes formas de manifestações artísticas como meio de
acesso à compreensão das diversas culturas;
►Desenvolver atitudes de autoconfiança e autocrítica nas tomadas
de decisões em relação às produções pessoais;
►Distinguir as finalidades de imagens: artísticas, propaganda ou
documentação de fatos reais;
Dança:
►Explorar
movimentos corporais;
►Desenvolver
a consciência corporal;
►Reconhecer
a dança como linguagem artística;
►Colonizar
as diferentes manifestações culturais;
►Elaborar
criações artísticas com base no tema discutido;
Teatro:
►Desenvolver
a criatividade e a imaginação;
►Desenvolver
o senso estético para a apreciação teatral;
►Reconhecer
o teatro como manifestação coletiva, percebendo a necessidade da
colaboração e da solidariedade;
Lei e
Conversação:
►Ativar
experiência e conhecimentos prévios através da fala e escrita;
►Apresentar
aos alunos culturas, etnias e costumes diferentes dos seus;
►Reconhecer
a importância da família, os membros familiares e suas relações;
►Desenvolver
as habilidades e competências propostas discutindo os nomes de
batismo, suas influências e conhecer um pouco mais os colegas de
classe;
Empreendedorismo:
►Diferenciar
ética de moral;
►Compreender
o nosso valor;
►Entender
a ética e o nosso comportamento na sociedade;
Física:
►Conhecer
fontes de informações e formas de obter informações relevantes
sabendo interpretar notícias científicas;
►Reconhecer
a física enquanto construção humana, aspectos de sua história e
relações com o contexto cultural, social, político e econômico;
Química:
►Buscar
através da química e estudo de questões ambientais, conhecimentos
que possibilitam um olhar deferente para a realidade ambiental;
►Possibilitar
a tomada de consciência sobre algumas questões culturais para
mobilizar as pessoas a modificar ou regular suas ações;
Biologia:
►Conhecer
o sistema reprodutor feminino e masculino;
►Reconhecer
as mudanças físicas e psicológicas que ocorrem na adolescência;
►Perceber
a higiene pessoal como particularidade necessária à saúde do
corpo;
►Identificar
os métodos contraceptivos comuns em nossa sociedade;
►Conhecer
as DSTs, suas manifestações e consequências para o ser humano;
Informática:
►Fazer
com que os alunos percebam a importância da informática no seu
dia-dia e saber manuseá-la corretamente;
CONCEITOS:
Língua
Portuguesa e Literatura:
►Língua;
►Gêneros
textuais;
►Discurso
►Textualidade
►Intertextualidade;
Matemática:
►Porcentagem;
►Estatística;
Geografia:
►Espaço
Geográfico;
►Lugar;
►Paisagem;
►Território;
►Região;
Filosofia:
►O
Mundo;
►O
Conhecimento;
►O Ser;
►O
Homem;
► A
ética;
► A
estética;
História:
►
Tempo;
►Sujeito
Histórico;
►Cidadania;
►Identidade;
►
Memória;
Sociologia:
►Cultura;
►Relações
Sociais e de poder;
Educação
Física:
►Saúde;
►Qualidade
de vida;
►Corporeidade;
Voleibol
e Futsal:
►Regras;
►Fundamentos;
►Técnica
e tática;
Arte:
►Valorização
da arte como elemento de formação do senso estético e que permite
conhecer a realidade;
►Conscientização
da importância da família na constituição e no desenvolvimento da
sociedade;
►Compreender
a variedade de linguagem artística por meio de manifestações da
cultura popular;
Dança:
►Aspectos
da cultura popular e suas manifestações regionais.
►Aspectos
culturais da dança;
Teatro:
►Teatro
como expressão e comunicação;
►Teatro
como produção coletiva e compreensão dos significados expressivos;
►Observação
e apreciação das diversas manifestações regionais dramatizadas;
Lei e
Conversação:
►Fala e
escrita
►Leitura;
►Escrita;
►Compreensão
e produção escrita;
Empreendedorismo:
►Autoestima;
►Pensamentos
e sentimentos;
►Conversa;
►Relações
sociais e pessoais;
Física:
►Métodos
científicos;
►Força
e Movimento
►3ª
Lei de Newton;
Química:
►Composição
e Decomposição do lixo doméstico;
►Consumo
consciente;
►Produção
– Mais Limpa;
Biologia:
►Corpo;
►Higiene
Pessoal;
►Sistema
Reprodutor;
►DSTs;
►Métodos
contraceptivos
►prevenção;
Informática:
►A
tecnologia como recurso pedagógico;
AÇÕES:
Língua
Portuguesa e Literatura:
►Construção
de símbolos;
►Produção
de diálogos e entrevistas;
►Criação
e declamação de poesias;
►Pesquisas
dos hábitos e costumes da época do Arcadismo e Barroco
►Conversação;
►Relatos
sobres hábitos familiares;
►Leituras
dos textos e interpretações orais e/ou escritas;
►Compreensão
dos lemas do Arcadismo (em especial o ”Carpe diem”);
►Releitura
de obras do Arcadismo;
Matemática:
►Interpretar
dados estatísticos;
►Construir
gráficos;
►Calcular
porcentagens;
Geografia:
►Pesquisas;
►Aula
de Campo;
►Debate,
Leitura;
►Painel
comparativo passado x presente;
►Elaborar
atividades individuais e em grupo;
Filosofia:
►Leitura
e debate;
►Análise
de situações;
►Pesquisar
teorias de filósofos antigos e contemporâneos;
História:
►Baú
da memória.
►Produção
textual;
►Uso de
fontes diversas históricas;
►Resgate
histórico familiar;
►Vídeos;
►Pesquisas;
►Aulas
expositivas;
Sociologia:
►Aulas
expositivas;
►Leitura
de imagens;
►Leitura
e análise de textos;
►Produção
textual;
►Vídeos;
►Charges;
Educação
Física:
►Pesquisa
sobre qualidade de vida;
►Socialização
de possíveis ações para melhorar a qualidade de vida;
►
Realização e acompanhamento do IMC;
►Compreender
os fatores favoráveis e prejudiciais à saúde;
►Identificar
as transformações que o corpo sofre e sua possível implicação na
saúde e qualidade de vida;
►Interpretação
de textos;
►Criação
de poesia e paródia;
Voleibol
e Futsal:
►Aulas
teóricas e práticas;
►Pesquisas;
►Trabalhos
em grupo;
Arte:
►Compreender
a importância do convívio pessoal para melhorar o relacionamento
interpessoal;
►Disponibilidade
para realizar produções artísticas, expressando e comunicando
idéias, valorizando sentimentos;
Dança:
►Demonstração
das danças populares regionais brasileiras;
►Conscientização
da importância da dança como linguagem artística;
►Respeito
ao patrimônio cultural artístico brasileiro e local.
Teatro:
►Elaboração
de registros pessoais para sistematização das experiências
observadas.
►Criação
de textos e encenação em grupo;
Lei e
Conversação:
►Recepção
dos alunos;
►Apresentar-se
e apresentar o outro;
►Conversação;
►Descrição
das características físicas e psicológicas;
►Falar
e escrever sobre as atividades do dia a dia;
►Descrever
a casa, seus aposentos e mobiliários;
►Música;
►Elevar
sua autoestima;
►Leitura
de texto;
►Corpo
humano;
Empreendedorismo:
►Socialização
entre os alunos;
►Reflexão
e expressão sobre sua maneira de pensar, quanto à capacidade e
vontade de tornar-se uma pessoa independente e autônoma;
►Refletir
individualmente e expor as conclusões em pequenos grupos;
►Adotar
uma postura livre e autodeterminada, assumindo o controle responsável
de si mesmo e a liberdade que lhe é concedida;
Física:
►Explorar
situações práticas que ocorrem no meio escolar, fazendo referência
ao conteúdo abordado;
►Fazer
com que o aluno veja o conhecimento físico sob uma contextualização
social, cultural, política e econômica.
Química:
►Estudo
dos hábitos de consumo;
►Trabalhar
ciclo de vida dos produtos;
►Introduzir
práticas pessoais de consumo consciente;
Biologia:
►Leituras
e debates;
►Confecções
de cartazes;
►Vídeos;
►Pesquisas;
►Trabalhos
em Grupos;
Informática:
►Noções
básicas da Informática;
►Trabalhar
as ferramentas de produtividade;
►Digitação
de texto;
►Pesquisas
sobre os acontecimentos diários;
SOCIALIZAÇÃO:
socialização de trabalhos diversos com integração da 1ª série
um e dois com as demais turmas;
AVALIAÇÃO:
A avaliação deve existir com um propósito de reconhecer no
processo as mudanças que precisam ser feitas para que haja
aprendizagem.
Não se pode tomar a avaliação como um espaço privilegiado para
mapear os pontos positivos e negativos das práticas desenvolvidas em
sala de aula.
No
âmbito do Ensino Médio Inovador, as diferentes formas e
instrumentos de avaliação devem ser colocados a serviço de um
ensino-aprendizagem que atenda ao objetivo dessa etapa escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário